14/04/2016

Aedes aegypti

A luta também é das crianças.

O Odioso do Egito

14/04/2016

A música contra o Aedes Aegypt

“O meu nome é mosquito, o odioso do Egito” e “tu não me pega com a tua unha”. Os versos da música Odioso do Egito, na voz de Zeca Baleiro, é a primeira de uma série de seis animações da nova campanha “Crianças contra zika” lançada pelo Ministério da Saúde. Os próximos vídeos terão a participação de André Abujamra, Arnaldo Antunes, Marisa Orth e Palavra Cantada.

A estratégia é engajar as crianças na prevenção e ensiná-las sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypt. A veiculação está sendo feita via redes sociais e durante a programação infantil do SBT, através da plataforma SBT do Bem. Também está disponível para download no Spotify, Apple Music, Google Play e iTunes.

A conscientização e participação social é a principal arma na luta contra o Aedes aegypti. Principalmente após o registro do recorde de casos de dengue no Brasil e a descoberta da ligação do mosquito com a transmissão do zika vírus – responsável direto por uma onda de casos de microcefalia em recém-nascidos no país. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) estima que o zika vírus infectará em 2016 cerca de 4 milhões de pessoas no continente americano, sendo 1,5 milhão no Brasil.

O diretor de Comunicação Social do Ministério da Saúde, Walter Vasconcelos, explica que abordar o assunto de uma forma mais lúdica foi a forma encontrada de despertar o interesse das crianças para que elas passem a adotar medidas de prevenção desde cedo. “Sabemos que elas multiplicam o conhecimento entre os familiares, promovendo uma mudança de comportamento dentro de casa”, completa Walter.

A campanha  faz parte do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes aegypti e à Microcefalia, que envolve diferentes ministérios e órgãos do governo federal e tem com o tema “Um mosquito não é mais forte que um país inteiro”.