Campanhas sobre segurança em geral são objetivas e pouco cativantes. Não esta aqui, da associação de salva-vidas Les Sauveters en Mer. A animação francesa apostou num storytelling cheio de reviravoltas para reforçar a importância de usar o colete salva-vidas. A história de amor entre uma sereia e um pescador tem um desfecho inesperado. A campanha foi realizada pela Publicis Conseil e Wizz, envolvendo 25 designers e animadores 3-D.
Vale a pena assistir o making-of do filme, que foi lançado este mês e está sendo veiculado na TV, cinemas e redes sociais.
https://www.youtube.com/watch?v=CPtB37AHF8o
De acordo com a organização, que resgata cerca de 8 mil pessoas no mar por ano, muita gente é imprudente. De acordo com um levantamento, na França, menos de 50% usam regularmente um colete salva-vidas para praticar esportes ou lazer no mar, este percentual cai para 29% entre os menores de 25 anos. Outro dado é ainda mais assustador: a média de sobrevivência de uma pessoa que cai no mar sem colete salva-vidas é de apenas 90 minutos.
A Les Sauveters en Mer também atua fora d’água. Há 30 anos, a entidade distribui pulseiras de identificação para crianças. Em 2015, os nadadores de resgate da SNSM realizaram 849 buscas por crianças perdidas nas praias francesas. Todo verão são distribuídas cerca de 300 mil pulseiras.