Balões que matam e destroem

26/07/2012

As festas populares (São João, São Pedro, Santo Antonio) de junho que costumam se estender até julho ainda mantém uma tradição perigosa: soltar balões. Lançada na semana passada pela Petrobrás, a campanha de conscientização explicita o risco. A criação é da agência Heads Propaganda. Recentemente, acidentes provocaram incêndios (Morro dos Cabritos no Rio de Janeiro: a área devastada de uma reserva ambiental equivale a 20 Maracanãs e deve levar 15 anos para se recompor), feridos gravemente em Minas Gerais (leia mais aqui) e prejuízos econômicos (veja a reportagem).

Desde 98, a Petrobras tenta diminuir o número de balões que são soltos nas cidades. Até 2003, as campanhas veiculadas tinham um cunho educativo, informavam a população sobre os riscos de soltar balões, mas a companhia percebeu que os baloeiros não eram sensibilizados por este tipo de mensagem e decidiu mudar a abordagem, focando a campanha na denúncia e fazendo com que comunidade aja como fiscal. De acordo com a Petrobras, muitos acidentes com balões já aconteceram em suas refinarias e as conseqüências são desastrosas. Por isso, há uma equipe da companhia responsável por evitar que acidentes aconteçam, disponibilizando pessoal para a vigilância, 24 horas por dia, além de vasculhar o céu das áreas de risco e executar o acompanhamento e captura dos balões. Com informações do AdNews.