Atônito, Ken quase não acredita no dossiê sobre a Barbie e suas atividades de flagrante desrespeito ao meio ambiente. Ação nas mídias sociais usando a boneca mais popular da Mattel é do Greenpeace, que denuncia que os fornecedores de embalagens de papelão para a empresa estão destruindo a floresta tropical da Indonésia, entre outras ilegalidades. O Greenpeace quer convencer a Mattel e outros fabricantes de brinquedos a trocar de fornecedores e pede que a população escreva aos dirigentes da empresa pelo hotsite onde o Ken anuncia o rompimento defitinitivo com a Barbie. Para completar, ativistas penduraram um banner gigante na sede da Mattel em Los Angeles com a imagem do boneco e o texto que dizia: Barbie, acabou. No Facebook, o perfil de um Ken zangado ‘descurte’ a Barbie. E tem quase um milhão de seguidores.
A campanha foi inspirada numa ação publicitária da própria Mattel que, no Valentine’s Day deste ano (o Dia dos Namorados norte-americano que é comemorado em fevereiro) usou as redes sociais para reunir o casal de bonecos (eles haviam ‘terminado’ oficialmente em 2004 quando foi lançado o boneco-surfista Blaine). Leia mais aqui.
O resumo das denúncias do Greenpeace está no filme abaixo:
De acordo com o Greenpeace, a Mattel compra as embalagens da Asia Pulp and Paper (APP)/ Sinar Mas, uma das maiores produtoras do planeta. A empresa, denuncia a ONG, é responsável pelo desmatamento de grandes áreas da floresta nativa, habitat do tigre de Sumatra, animal seriamente ameaçado de extinção. No site, o Greenpeace divulga documentos que comprovariam as acusações.