Nike desafia mulheres a se exercitarem sem medo de julgamentos

15/04/2015

No inicio do ano a campanha This Girl Can encorajou mulheres a praticarem exercícios físicos independente dos julgamentos sobre seus portes físicos, aptidões e habilidades. Seguindo uma estratégia semelhante, a Nike lançou sua nova campanha #BetterForIt. É um call to actionpara as mulheres saírem de suas zonas de conforto e tentarem  uma atividade nova.

O vídeo da campanha(acima), chamado  “Inner Thoughts” e que foi  ao ar pela primeira vez no domingo (11/4) durante o MTV Movie Awards, mostra os diálogos internos de mulheres que começaram uma atividade física nova. A peça mostra que as inseguranças e a baixa autoestima pode transformar algo que era para ser prazeroso em uma espécie de tortura. “Ah, que legal. Um monte de modelos na minha frente” se preocupa uma iniciante na aula de spinning. “Ok. Nada de vergonha por correr metade de uma meia maratona”, se encoraja de forma sarcástica uma nova praticante de corrida de rua. Através dssas cenas, a Nike mostra que é preciso focar na jornada para se atingir  os objetivos ao invés de focar já no resultado final. “Se você é corajosa o suficiente para tentar você é forte o suficiente para terminar. Não deixe você para você.”, completa a campanha.

O filme é parte da maior iniciativa da Nike em promover a prática das atividades físicas e a autoestima nas mulheres. E é mais do que a hashtag #BetterForIt. A campanha também contará com uma série de curtas metragens com insights de atletas profissionais, incluindo o velocista campeão mundial e quatro vezes medalhista de ouro Allyson Felix. Para destacar que tudo ocorre através de um processo e trabalho duro, Felix explicou ao site da Nike: “Como atletas, nós sempre queremos que os resultados apareçam imediatamente. Mas o importante é olhar para todo o processo e aproveitá-lo. Isso é o que faz valer a pena”.

Além disso, a campanha lançou o desafio 90-day Better For It, que combina exercícios dos famosos aplicativos Nike+ Training Club e Nike+ Running,  para criar um programa de exercícios completo que aumenta a resistência, aptidão e força das mulheres. A campanha foi integrada a esses aplicativos, pois, segundo a Nike, são duas poderosas formas de conexão para praticantes de esportes e nunca foram tão populares.

Só em 2014, mais de 200 mil mulheres em 25 cidades participaram da Nike Women’s Event Series, desenvolvido para engajar as mulheres e se desenvolverem através do esporte. A série inclui a “Nike Women’s race Series”, com corridas de 5 km e meias maratonas, e o “N+TC Tour”, um desafio de treinamento de cinco horas orientado por atletas de elite.

Todo atleta tem objetivos e a Nike é o link entre eles”, diz Amy Montagne, Vice-presidente da NikeWomen and Global Women’s Training no site Women’s Running. “Nós fornecemos mais do que coragem – com iniciativas como #BetterForIt. A Nike oferece as ferramentas para as mulheres expandirem seus potenciais atléticos”.