03/06/2016

Exploração Infantil

A brincadeira acaba quando o trabalho começa.

Cama de Gato

03/06/2016

Você já brincou de Cama de Gato? Pra quem não conhece, é aquele jogo em que duas pessoas se revezam na tentativa de retirar um barbante entrelaçado na mão do outro, sem desfazer a forma inicial. Essa brincadeira antiga foi a inspiração de uma campanha para abordar um problema também antigo mas, infelizmente, ainda é muito atual: o trabalho infantil. De acordo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), o número de casos de trabalho infantil voltou a crescer no Brasil após nove anos em queda. Somente em 2014, mais de 48 mil crianças com menos de 14 anos ocuparam funções no mercado de trabalho, especialmente no Nordeste e Sudeste do País.

Mas o que a Cama de Gato tem a ver com o trabalho infantil? A campanha da Fundação Abrinq traz a imagem de duas crianças entretidas com a brincadeira do barbante. Em um determinado momento, uma delas não consegue se desfazer da teia que se forma em sua mão e se vê presa. Esta cena conduz o mote criativo da campanha: A brincadeira acaba quando o trabalho começa. Uma analogia entre o aprisionamento da criança na brincadeira e o vivido pelas vítimas do trabalho infantil. Criada pela Master Comunicação, a campanha começou a ser veiculada em maio em espaços de mídia cedidos por grandes veículos do Brasil.

Direito de Ler

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Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), muitas dessas crianças se vêem obrigadas a ingressar no mercado de trabalho, já que elas são o reflexo das condições sociais desiguais e da falta de acesso à educação. E esse cenário é ainda pior em países como a Índia, que ao lado da Indonésia e China, tem o nível mais alto de crianças trabalhadoras do mundo. Por isso, a ONG indiana CRY, que apoia o direito das crianças, criou a campanha Right to Write (Direito de ler, em português). Em uma série de anúncios gráficos, ela mostra a dificuldade enfrentadas pelas crianças analfabetas. “Milhares de crianças indianas não sabem nem escrever seu próprio nome. Suas digitais se transformam nas suas identidades“, destacam as peças. A campanha da ONG tem o objetivo de arrecadar fundos para ajudar essas crianças a terem um futuro melhor e, quem sabe, longe do trabalho infantil. Para ajudar, basta acessar o site.