Campanha alemã mostra vexames de quem bebe além da conta

09/12/2008

A campanha Don’t drink too much – stay gold (não beba demais, fique limpo) do Ministério da Saúde da Alemanha usa cenas de impacto para convencer os jovens a não exagerarem no consumo de bebidas alcóolicas. Uma das peças mais criativas é a bolacha de chopp (ou descanso de copo) onde uma das faces mostra a imagem de um jovem antes da bebedeira e no verso a imagem de um típico vexame de bêbados como um rapaz coberto de vômito ou uma garota seminua. A campanha visa atingir principalmente adolescentes e jovens entre 14 e 21 anos. Essa parcela da população tem preocupado as autoridades do país devido ao seu envolvimento crescente em crimes violentos por decorrência de bebedeiras. Segundo estimativas oficiais do governo alemão, o número de jovens internados com intoxicação alcoólica mais que dobrou nos últimos anos. Dados oficiais apontam que, no último ano, quase 20 mil jovens alcoolizados deram entrada nos hospitais do país. Em 2000, este número era de 9,5 mil. A parcela de jovens bêbados entre as pessoas envolvidas em crimes violentos também vem crescendo. Em 2006 era de 38,5%, aumentando para 39,4% no ano passado. A quantidade de jovens do sexo feminino alcoolizadas que se envolvem em crimes violentos também subiu cerca de 4% nos últimos anos, segundo o Ministério do Interior alemão. O uso de palavras em inglês também visa atingir os turistas estrangeiros que visitam o país. Confira todas as peças no hotsite da campanha.