"Campanha contra obesidade infantil tem de ter impacto"

15/03/2007

A psicanalista de crianças e adolescentes e especialista em neuropsicologia infantil pela USP, Ana Olmos, defende as campanhas de impacto para combater a obesidade infantil, por despertar a consciência das famílias e dos educadores no Brasil. A seguir trechos de suas entrevistas ao blog.

Blog CIP: Por que são tão importantes as campanhas contra a obesidade infantil?

Ana Olmos: A questão da obesidade infantil no Brasil é grave por causa do desconhecimento que as famílias têm do problema. As pessoas não fazem idéia de que os hábitos alimentares que se formam na infância são levados para a vida inteira. E também não sabem da letalidade que isso causa para a saúde. Uma criança obesa tem mais possibilidade de ser um adulto que sofra problemas como diabetes, hipertensão, colesterol elevado.

Blog CIP: O que a senhora achou da campanha da nova S/B contra a obesidade infantil?

Ana Olmos: Qualquer informação é preciosa dado o desconhecimento das pessoas sobre hábitos alimentares saudáveis. Não podemos esquecer o contexto. Estamos em um país onde temos pouca informação sobre obesidade infantil. Por exemplo, a minha geração foi criada com o conceito de que criança gordinha é sinal de bem cuidada. A geração dos meus pais pensava assim. Tinham as melhores intenções. Sobre a campanha da novaS/B, inicialmente me causou um certo desconforto por que me lembrou cenas de menores infratores, da forma que são mostradas na mídia. Preferia uma solução que remetesse logo à idéia de educação. Mas tudo isso é irrelevante diante do alerta para a questão da obesidade infantil. A campanha contra a obesidade infantil tem de ter impacto para despertar consciências sobre a importância de estimular os hábitos alimentares saudáveis desde a primeira infância.

Por Karla Mendes