Campanha usa o futebol para atrair doadores de sangue na Inglaterra

24/06/2014

NHS-Blood-and-Transplant-Lee-Dixon-Terry-Butchers NHS-Blood-and-Transplant-Lee-Dixon-Terry-Butchers-2 NHS-Blood-and-Transplant-Lee-Dixon-Terry-Butchers-social-media

 

A campanha da britânica NHS Blood and Transplant (NHSBT) foi criada  para a semana nacional do sangue (de 9 de junho até o dia 15 de junho) para sensibilizar os britânicos para que doem sangue ou órgãos para transplante. A estratégia criativa aproveitou a época de Copa do Mundo e fatos importantes que ocorreram com a seleção de futebol inglesa. A campanha pede que os ingleses façam parte do melhor time do mundo e doe sangue.Durante o verão e eventos como a copa, as doações de sangue do país caem 5% e quando a Inglaterra joga, caem 12%.

Entre as histórias que inspiraram a campanha estão o episódio envolvendo o jogador Terry Butcher que  comoveu o país durante um jogo contra a Suécia na década de 80. Ele  feriu a cabeça e continuou jogando apesar do sangue que não parava de jorrar de seu curativo, deixando-o coberto de sangue – os  ingleses dizem que o jogador “deu o sangue” pela Inglaterra.