Campanhas tentam engajar doadores de medula

23/06/2010


O primeiro filme é de Portugal, assinado pela Associação Portuguesa Contra a Leucemia e o Registro Português de Dadores de Medula Óssea, e começou a ser veiculado em maio deste ano. A data marca o aniversário de Afonso Couto, filho do piloto português de automobilismo André Couto. O menino de seis anos foi diagnosticado com leucemia aguda em outubro de 2009 e somente há um mês conseguiu um doador (ou dador como se diz em Portugal) compatível. O segundo filme é brasileiro, assinado pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, veiculado durante a Semana de Incentivo à Doação de Medula Óssea (de 14 a 21 de junho). Além do tema em comum, as campanhas revelam que Brasil e Portugal, o mesmo problema: poucas doações. Aqui existem cerca de 1,5 milhão de cadastrados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) do Instituto Nacional do Câncer. Em Portugal são 270 mil. Os números são muito pequenos porque a chance de encontrar um doador compatível é uma em cem mil.