Cannes 2009: campanha de trânsito leva Leão de Ouro

23/06/2009

A campanha Let it Ring (Deixa Tocar) ganhou o Leão de Ouro na categoria Direct pela inovação e criatividade no uso da internet e do celular. Criada pela Hapiness Brussels para a OVK, uma associação belga de pais de crianças vítimas de acidentes nas estradas, a campanha tinha o desafio de mostrar aos jovens que na direção todo cuidado é pouco. E que atender o celular enquanto dirige é um perigo imenso. Por meio de uma parceria com o site de troca de vídeos mais popular da Bélgica, o GarageTV, foi criada uma experiência interativa.

Por meio do site Let it Ring, qualquer pessoa poderia enviar o vídeo acima para seus amigos. Além do email, o número do celular do amigo devia ser enviado. Assim, quando o filme que dá a sensação que o internauta está dirigindo começa a ser exibido, o celular toca. Quem atende tem uma desagradável surpresa: o filme começa a exibir as imagens de um acidente. Em duas semanas após o lançamento, a campanha foi divulgada intensamente pela mídia e milhares de pessoas já haviam participado da ação.