Vídeo denuncia impacto ambiental da Doritos

22/01/2015

doritos

O vídeo “A Cheesy Love Story”, a principio, parecia ser mais um comercial falso participante do concurso concurso Crash the Super Bowl – realizado pela Doritos e que oferece a oportunidade de produtores independentes mostrarem seus trabalhos no intervalos do evento esportivo americano.

Uma música alegre. Um casal consumindo o próprio salgado da Doritos  e o barulho típico ao mastigá-lo. Porém, ao final, o comercial surpreende ao se revelar na verdade uma forte e polêmica mensagem de protesto contra a Pepsico, detentora da marca Doritos.

A razão para o tom irônico no comercial falso é que segundo a SumOfUs – um movimento mundial que luta por um mundo economiamente responsável – a empresa Pepsico pode estar contribuindo para a destruição das florestas tropicais da Malásia e Indonésia, que são habitats naturais de animais em extinção, como tigres e orangotangos. Isso por que, segundo a diretora do movimento, Kaytee Riek,  essas florestas tropicais são destruídos todos os dias para dar lugar a enormes plantações de óleo de palma, um dos óleos vegetais utilizados na produção do produto. “A cada ano, a PepsiCo compra 427.500 toneladas de óleo de palma. Estamos usando a oportunidade para educar os consumidores ao redor do mundo sobre irresponsável política de fornecimento de óleo de palma da PepsiCo”, completa Kaytee para o site news.mongabay.com.

Como resposta, a Pepsico  afirma repetidamente que está absolutamente comprometida com a política do desmatamento zero  em suas atividades de extração. Em um comunicado enviado para o site Brainstorm, a assessoria d eimprensa da Doritos no Brasil afirma: “Não é surpresa que a contínua descaracterização pela SumOfUs dos nossos compromissos relacionados com o óleo de palma seja falsa e contrarie a resposta positiva que nossas políticas receberam de organizações especializadas nessa área. A PepsiCo reafirma que está absolutamente comprometida com a meta de utilizar 100% do óleo de palma sustentável em 2015. Esta última peça de relações públicas, com foco em ficção em lugar de fatos, não contribui para a promoção do diálogo ou promove mudanças positivas. Nós consideramos nossas políticas eficazes e continuaremos a apoiá-las”.

No meio dessa polêmica, o comercial “A Love Chessy Story” já tem quase 2 milhões de visualizações em dez dias.