Coca-Cola lança refrigerador sem eletricidade

09/06/2014

A nova campanha da Coca-Cola criada pela Leo Burnett da Colombia traz o conceito anterior da marca – felicidade – para algo mais tangível para o dia a dia da preocupação dos seus consumidores, que é o consumo de energia e o meio ambiente. Em parceria com o Centro de Física de Bogotá, a empresa desenvolveu um refrigerador que não precisa de eletricidade ou bateria para funcionar.  O aparelho funciona com um sistema de resfriamento à base de evaporação de água: as plantas colocadas no topo do aparelho depois de regadas, permitem que água evapore e se transforme em um gás gelado que esfria as bebidas. Para tornar o processo de resfriamento ainda melhor, foi colocado um espelho no interior do refrigerador  para capturar o calor do sol e transformar o gás em líquido.

Quanto mais a temperatura externa estiver quente, melhor o desempenho do refrigerador. Por isso, o local escolhido para o filme da campanha foi Aipir, na Colômbia.  O lugar é conhecido pelas temperaturas altíssimas e falta de infraestrutura básica, onde os moradores sem eletricidade viajam mais de 12 horas para buscar gelo.