Conte até 10

08/11/2012

Sabe o que um sujeito como o campeão de UFC Anderson Silva faz quando é provocado na rua? Nada, porque ele valoriza a vida e as lutas ficam restritas ao tatame. Esse é o conceito da campanha Conte até 10 criada pela Fields Comunicação para o Conselho Nacional do Ministério Públlico (CNMP) e lançada hoje em Brasília. O objetivo é engajar a população para uma mudança de comportamento importante: evitar a violência por impulso que, em muitos estados brasileiros, representa a maior causa de homicídios. Além do campeão mundial peso-médio do UFC, Anderson Silva, estão na campanha Júnior Cigano (campeão mundial peso-pesado do UFC) e os judocas Leandro Guilheiro (medalha de bronze nas Olimpíadas de Atenas, 2004, e nas Olimpíadas de Pequim, 2008) e Sarah Menezes (medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres – 2012).

Entre as mensagens divulgadas na campanha estão “Quem é da paz não briga”, “A raiva passa. A vida fica” e “Sua vida vale mais que qualquer briga”. Nenhum atleta cobrou cachê para participar. Todas as peças podem ser acessadas pelo site do CNMP. Além dos filmes e anúncios, também foram criados jingles de reggae, rap e funk, ações em mídias digitais, rede sociais e game. A veiculação será feita gratuitamente por mais de 26 emissoras de televisão nacionais e regionais, abertas e a cabo, 115 rádios em todo o país, 35 revistas e 40 jornais, além de portais de internet e mídias alternativas (cinemas, mídia indoor, etc). Também está em produção, em parceria com o Ministério da Educação, uma cartilha educativa que tem como objetivo orientar professores sobre como tratar o tema da violência em sala de aula. O material será distribuído em todo o Brasil a partir de 2013.

De acordo com o CNMP, o Brasil ocupa a primeira posição mundial em homicídios. Só em 2010, 49.932 pessoas foram mortas. É como se houvesse um massacre do Carandiru todos os dias, durante um ano inteiro (quando 111 presos foram mortos durante uma invasão policial para conter uma rebelião no presídio de Carandiru, em São Paulo). A campanha Conte até 10 faz parte da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) e conta com a parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Ministério da Justiça (MJ). E é resultado de um estudo inédito sobre as motivações dos homicídios cometidos entre 2011 e 2012 em 16 unidades da Federação (15 estados e o DF).

O levantamento foi elaborado pelo CNMP a partir de dados das Secretarias de Segurança Pública. Saiba mais aqui.