Crianças no ringue

07/12/2015

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A agência Go! Comunicação criou para o Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância (CRAMI) uma campanha da agência GO! Comunicação que alerta sobre a violência infantil e as suas consequências. A ação foi criada especialmente para o mês de outubro, quando se comemora o Dia das Crianças.

Para tirar as pessoas da inércia e conscientizá-las sobre a importância de denunciar esses casos, a campanha multiplataforma destaca as várias fromas de violência. Veiculadas em midias exteriores online as peças da campanha são inspiradas nas tradicionais brincadeiras de criança. A peça “Esconde-Esconde” retrata o abandono, a “Cabaninha” retrata a violência sexual; “Telefone de Lata”, a violência psicológica e a “Gangorra”, o abandono.

Além disso, a CRAMI investiu em ações impactantes de Live Marketing, que tiveram duas abordagens distintas. Nas ruas, pedestres foram surpreendidos por pessoas que andavam nas ruas movimentadas segurando placas com as frases “Deixei meu bebê sozinho e vim fazer compras”, e “Ontem eu abusei sexualmente de uma criança”. Ao virarem as placas, surgia a mensagem “Não é tão fácil identificar quem comete abusos contra crianças e adolescentes. Denuncie. Disque 100”.

Na segunda ação a agência montou um ringue dentro de um shopping no estado de São Paulo. Quando um número bom de curiosos se aglomerava em torno do ringue à espera de uma luta real, era convocado o primeiro lutador: o Senhor Humilhação. Mas o que realmente surpreende o público é quando o oponente é chamado para subir ao ringue e aparece uma criança indefesa. A ideia foi retratar os problemas reais enfrentados por milhares de crianças brasileiras contra o abandono, a humilhação e o abuso.

“Muitas pessoas se revoltaram ao ver os atores andando na rua tranquilamente com aquelas frases. Em alguns momentos foi necessária intervenção da equipe, explicando sobre a campanha. Outras pessoas quiseram também mais informações com a equipe do CRAMI. Acreditamos que apesar de provocativa, a campanha alcançou exatamente os objetivos”, Vivian Ferreira, Diretora de Novos Negócios da Go!.

De acordo com a CRAMI, as ações de live marketing na rua impactaram cerca de seis mil e a no shopping, 15 mil pessoas . Além disso, mais de 830 mil pessoas foram impactadas pelas peças nas redes sociais, e o vídeo foi visualizado por mais de 550 mil no Facebook e 260 mil no Youtube. A causa contou com o apoio de celebridades como Fafá de Belém, Patrícia Maldonado e Tania Khalil.

Segundo a mestre em Educação Especial e Pedagogia Terapêutica, María José Roldán, os efeitos psicológicos da vergonha e da humilhação incluem uma diminuição da autoestima e do sentido da dignidade, da auto-eficácia e inclusive podem levar à depressão, ansiedade e estresse muito alto.