Cuidado com o que você corta do orçamento

20/08/2012

A campanha é norte-americana mas bem podia ser copiada por aqui: mostra os riscos de cortes nos orçamentos públicos em ações voltadas para a proteção a infância. Veiculada este mês pela Children’s Defense Fund, quando o Congresso discute o orçamento para o ano que vem,  tem por objetivo evitar que os parlamentares deixem a crise econômica afetar os programas voltados para educação, alimentação e desenvolvimento de crianças de famílias  mais pobres. Os anúncios de mídia impressa criados pela agência Fallon de Minneapolis mostram rostos de bebês em corpo de presidiário, adolescente grávida e morador de rua. Em cada uma das peças, dados e números sobre a importância da manutenção dos programas.

No hotsite Be Careful What You Cut mais material para a campanha. Os internautas podem imprimir cartazes, mandar um questionário sobre o assunto para os candidatos (este é ano de eleições) e até baixar peças para compartilhar pelas redes sociais (veja alguns materiais abaixo) onde os números são apresentados de maneira direta. E as frases são de impacto: “Uma em 5 crianças nasce na pobreza”,  “Temos mais presidiários que crianças nas escolas públicas”, “Uma em 70 crianças americanas não tiveram comida suficiente no último ano”. Nos EUA,  a grande discussão é sobre o aumento de impostos para os bilionários (proposta dos Democratas) versus o corte em programas assistenciais (proposta dos Republicanos).