A melhor forma de garantir o futuro do Brasil é investir na educação das crianças. Seguindo esse pensamento, a Unimed Fortaleza lançou uma campanha para ajudar a acabar com os obstáculos que, segundo o MEC, são responsáveis por mais de 23% dos casos de evasão escolar no Brasil: os problemas de visão. Por muitas vezes atrapalharem o rendimento da criança na escola de uma forma silenciosa, a campanha assinada pela agência Acesso Comunicação usou um outdoor especial para alertar especialmente os pais a ficarem de olho nos sinais de possíveis problemas de visão dos seus filhos.
Com a mensagem “Não deixe a miopia afastar nossos alunos da escola”, foi instalado no outdoor um enorme quadro negro (usado nas escolas) com um desenho feito à giz, que com o passar dos dias se apagou pouco a pouco até desaparecer completamente. A ideia é simular o agravamento dos problemas visuais e mostrar o que essas crianças podem sofrer caso esse tipo de alteração visual não seja diagnosticada e tratada devidamente.
A ação faz parte do projeto Cuidar do Futuro. Nesse projeto, a Unimed Fortaleza conta com o apoio de oftalmologistas voluntários para avaliar e diagnosticar estudantes da rede municipal de ensino. A partir dos diagnósticos, em parceria com a ONG Renovatio (www.renovatio.org.br), o projeto propõe a doação de óculos para esses estudantes. Quaquer pessoa pode abraçar o projeto e realizar uma doação de óculos, que tem o valor de R$25. Basta acessar o site unimedfortaleza.com.br/cuidardofuturo, que destaca: “Quanto mais pessoas participarem, mais crianças terão a oportunidades de enxergar o mundo com o novo olhar”.
Segundo o Presidente da Unimed Fortaleza, Dr. João Borges, a empresa tem como uma das principais diretrizes fomentar ações que geram impacto na sociedade. “Estamos mostrando, de forma simples e efetiva, que todos nós podemos ajudar uma criança. Por tudo isso, é de uma alegria imensa hoje podermos fazer esta entrega e proporcionar mais qualidade de vida, visão clara e a certeza de que cada óculos entregue neste dia ajudará a firmar estas crianças em sua permanência em sala de aula”, reforça João.
Dentre os 100 países com maior IDH no mundo, o Brasil tem a 3ª maior taxa de evasão escolar do mundo (24,3%). Segundo o PNUD, um a cada quatro alunos abandonam a escola antes de completar a última série.