A decisão fatal

24/11/2016

Tudo que acontece neste filme é resultado de uma única decisão errada tomada por uma pessoa que resolveu beber e dirigir. Este filme 360º de Johnnie Walker usa a realidade virtual para conferir ainda mais impacto à campanha de consumo responsável da empresa. Especialmente nas cenas finais. Não se precupe: se você não tiver um óculos, pode ter a uma boa experiência assistindo pelo celular (na horizontal, movimente lentamente para apreciar). No desktop, é preciso usar o ícone que aparece à esquerda da tela (o circulo branco no canto esquerdo da cena, movimente usando as setas).

O filme, produzido por VaynerMedia, traz três histórias que se cruzam no final. Tudo começa com a informação que a maioria dos americanos passam 101 minutos por dia no carro. Por lá iniciam novas carreiras, como a personagem Samantha que recebe a notícia de um novo trabalho e é convidada para um drink no final do dia. O carro também pode ser o lugar onde se mantém vivo o romance, como o casal que sai sozinho pela primeira vez desde o nascimento do filho. Ou o lugar para rir com os amigos que adoram sair juntos. Mas por lá são tomadas decisões que podem impactar o resto das nossas vidas.

No caso da Samantha, dirigir alcoolizada resultou num acidente trágico envolvendo os demais personagens. Embora seja um filme longo, feito para ser visto na internet, não é cansativo. A história é construída de forma a gerar empatia e compaixão com cada um dos personagens. Inclusive com a dor da única sobrevivente, completamente aterrorizada ao descobrir a extensão das consequências de sua decisão.

Todos os dias, nos EUA, 28 pessoas morrem em acidentes provocados por motoristas alcoolizados. Há 15 anos fazendo campanhas de consumo responsável, a Johnnie Walker criou para esta estratégia um hotsite, onde propõe um pacto virtual para que o consumidor se comprometa a nunca beber e dirigir. Até agora, mais de 2,5 milhões de pessoas já aderiram ao pacto.