Fumo passivo não tem nada de sexy

31/05/2010

A cena acima já foi mostrada em filmes, TV e editoriais de moda. A fumaça do cigarro foi usada muitas vezes como símbolo de rebeldia ou de sensualidade pelo marketing da indústria do tabaco. A peça, criada pela agência nova/sb, faz um alerta sério: o fumante passivo sofre o efeito devastador do cigarro na saúde. Anualmente morrem 430 mil fumantes passivos por causa de doenças ligadas ao tabaco. Destes, 64% são mulheres. O anúncio cobra responsabilidade de quem tem o vício mas também de quem usa a imagem do cigarro como ícone fashion. Proteja as mulheres contra o marketing do tabaco e o fumo passivo, diz o texto. Pela segunda vez, a agência brasileira novaS/B é a responsável pela campanha do Dia Mundial Sem Tabaco 2010 da Organização Mundial de Saúde (OMS). A campanha é composta por cinco diferentes pôsteres, um filme (30 e 15 segundos), adesivos, banners, folheteria e hotsite.