A indústria da multa e redução de velocidade
Se você não quer levar uma multa, não mereça uma multa.
Total de menções captadas: 2.560.
A questão das velocidades tem levantado debates acalorados em todo o País, especialmente em São Paulo, cidade em que a redução dos limites em diversas vias, principalmente nas marginais, gerou muita polêmica.
Embora a Organização das Nações Unidas (ONU) recomende um limite de velocidade de 50 km/h para vias urbanas4, o que está de acordo com a medida tomada na capital paulista, a redução não foi bem aceita por parte da população.
Muita gente atribuiu a redução a uma pretensa “indústria da multa”, que teria como objetivo aumentar a arrecadação municipal por meio de um número maior de infrações cometidas pelos motoristas, em decorrência dos limites de velocidade mais baixos. Nem mesmo dados como a queda de 3,3% na arrecadação de multas durante a gestão que termina em 20165, de acordo com a prefeitura, ou a queda de 16,7% no número de mortes no trânsito na cidade6, dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga), fizeram com que a mudança fosse vista como positiva pela maioria.
A Pesquisa sobre Mobilidade Urbana, realizada pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope, mostrou que, em 2016, 50% dos paulistanos ainda são contra a redução de velocidade, enquanto 47% são favoráveis. Entretanto, a análise de menções nas redes sociais mostrou uma realidade um pouco diferente, com a maior parte dos comentários favorável às multas.
Sentimentos sobre multas
Analisando as menções que tinham relação com a redução de velocidade em São Paulo e sua relação com as multas, observou-se que a maior parte dos posts teve teor positivo, com quase 60% do total, enquanto os comentários negativos somaram 21,4%. Ou seja, a maior parte das pessoas procurou questionar e desconstruir o argumento da existência de uma “indústria da multa”.
Exemplos
@claraaverbuck – escritora feminista com mais de 62 mil seguidores.
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