Menu Dossiê Mobilidade
Download do dossiê

 

Pedestre

Ir a pé também é ir

 

Total de menções captadas: 14.752.

 

É muito comum associar a mobilidade urbana apenas aos meios mecânicos de transporte, sejam os tradicionais, como carros, motos, ônibus e trens, ou mesmo alternativos, como a bicicleta. Assim, um importante modal de mobilidade acaba esquecido: a caminhada. Por mais que não pareça, ir a pé é, sim, uma forma de deslocamento importante nas nossas cidades, que não deve ser desconsiderada. Isso porque 25%, ou seja, um quarto dos deslocamentos de carro em São Paulo são feitos para trajetos curtos, de no máximo 3 km14, uma distância em geral possível de ser percorrida a pé.

Já imaginou uma cidade como São Paulo com um quarto dos deslocamentos de automóveis a menos? Pois é, o trânsito poderia ser bem aliviado apenas se algumas pessoas substituíssem o carro por uma simples caminhada quando isso fosse possível.

Por isso, a mobilidade a pé é importante para as grandes cidades, com a necessidade de se valorizar os pedestres, implantando uma rede de calçadas acessível e de qualidade, com sinalização específica, segurança e prioridade total para quem caminha. Sem falar que mais pessoas nas ruas significam uma cidade com espaços públicos mais ocupados, mais viva e segura.

Sentimentos da percepção da mobilidade como pedestre

cap5_pizza8

Apesar da importância da questão, a análise de menções sobre pedestres evidenciou que isso ainda não foi compreendido por grande parte das pessoas. Mais da metade das postagens teve teor negativo, atacando e criticando pedestres, sem reconhecer a importância da caminhada para a mobilidade nas grandes cidades. Apenas 35,4% das menções foram consideradas positivas, defendendo os direitos dos pedestres ou reproduzindo a importância da mobilidade a pé.

Vale destacar que falta ao poder público um incentivo maior à mobilidade a pé. As péssimas condições das calçadas, sem acessibilidade para deficientes, a falta de sinalização e segurança, com altos índices de violência no trânsito, entre outros fatores, fazem da caminhada um desafio em muitas cidades brasileiras. Isso porque, em geral, nossas cidades ainda são pensadas para os carros, e não para as pessoas.

Legenda:

Positivo: menções positivas sobre pedestres, e que consideram ir a pé uma forma de mobilidade.

Negativo: menções negativas sobre pedestres, e que não consideram ir a pé uma forma de mobilidade.

Neutro: menções neutras sobre pedestres.

 

Quando as pessoas mais falam sobre pedestres relacionados à mobilidade

cap5_barras2

No período analisado, sexta-feira aparece disparadamente como o dia em que as pessoas mais falaram sobre pedestres nas redes.

Média de menções por hora (média de agosto/setembro)

cap5_eletrocardio2

Já para as horas do dia em que as postagens foram realizadas, a maioria se concentrou entre o fim da tarde e o início da noite, entre 15h e 20h.

Exemplos

twpedes

twitpedestre2 twitpedestre3

 

Grafo de conexão dos posts

graphopedes

@luscas – nó roxo. O maior retuíte é referente a uma brincadeira sobre não querer andar a pé.

twirpedes4

 

Ler capítulo anterior
Ler próximo capítulo
Ler capítulo anterior
Ler próximo capítulo