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Problemas estruturais causados pelo transporte individual

 

É pau, é pedra, é o fim do caminho.

 

Total de menções captadas: 112.254

 

A cultura de enaltecimento do transporte individual, que leva a uma priorização do carro nos sistemas e nas vias de transporte das nossas cidades, acaba contribuindo para o agravamento de uma série de problemas estruturais. Assim, aparecem diversos relatos de acidentes, tanto nas vias urbanas quanto nas rodoviárias, além de muitas reclamações sobre trânsito, segurança, falta de estrutura, buracos, problemas de iluminação, dificuldades de estacionar o veículo e queixas contra o que seria uma “indústria da multa”.

É importante destacar que, embora grande parte desses problemas estruturais seja agravada pelo excesso de veículos – o que, entre outras coisas, está relacionado à falta de alternativas de qualidade, juntamente com a cultura de valorização do transporte individual –, essa percepção, a do excesso, não está muito presente nas redes. Mesmo que muitos postem relatos sobre esses problemas, são pouquíssimos os que relacionam isso a uma política inadequada de mobilidade urbana.

Para a análise das redes sociais, foram capturadas 107.795 menções em postagens referentes a temas relacionados a esses problemas estruturais.

 

Temais mais falados – Problemas estruturais

 

Quando o assunto principal se refere aos problemas relacionados ao trânsito no Brasil, o destaque absoluto ficou por conta dos acidentes, somando nada menos que 60,5% do total de menções. Outros temas citados com frequência foram congestionamento, com 13,7%, indústria da multa, com 8,8%, e estacionamento, com 8,2%. Também houve um número considerável de postagens sobre a lei que obriga o uso do farol baixo em rodovias mesmo durante o dia, com 5,7% das citações, e buracos na via, com 2,2%.

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Problemas estruturais causados pelo transporte individual

PROBLEMAS ESTRTURAIS

Do total de menções, a maior parte, com mais de 70%, foi considerada neutra, por apenas relatar um problema específico do qual a pessoa foi testemunha ou compartilhar uma notícia ou post de algum influenciador, sem um posicionamento sobre o fato. Nesse quesito, destacou-se principalmente o tema acidentes, o mais citado.

Para as menções negativas, foram consideradas principalmente reclamações ou críticas, mas realizadas de forma não construtiva, apenas demonstrando um incômodo com o problema sem expressão de consciência sobre as suas causas. Somaram 21,4% do total, com destaque para as postagens relativas ao trânsito.

Já as menções positivas são aquelas que tiveram uma visão mais crítica e engajada com relação aos problemas estruturais e suas causas, somando menos de 8% do total. 

 

Exemplos

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Tipos de acidente (carros x moto)

TIPO ACIDENTE MOTO

 Nas menções sobre acidentes, houve um claro predomínio dos carros em relação às motocicletas, com 72,7% contra 27,3%.

 

Tipos de acidente (rodovia x via urbana)

Já sobre os locais onde ocorrem esses acidentes, as vias urbanas foram consideravelmente mais citadas do que as rodovias, com 61,2% contra 38,8%. Isso provavelmente está relacionado ao fato de os acidentes urbanos terem mais testemunhas que os rodoviários ou em zonas rurais, o que gera uma maior quantidade de comentários na web.

 

Exemplos

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Quando o tema de problemas estruturais é mais falado

BARRA PROBLEMAS

No tema dos problemas estruturais, a maior parte das menções está bem distribuída entre os dias da semana, com destaque para a segunda, terça, quinta e sexta-feira.

 

Média de menções por hora (média de agosto/setembro)

ELETRO PROBLEMAS ESTRUTURAIS

Já durante o dia, os picos de menções se dão no final da manhã, por volta das 12h, e no fim da tarde, por volta das 18h, horários em que o trânsito costuma ser grande nas maiores cidades.

 

Mapa de calor do Brasil

São Paulo é a unidade da Federação com maior número de menções sobre problemas estruturais do trânsito, com 25,7% do total. O Rio de Janeiro ficou próximo, com 22,4%, e Minas Gerais ficou em terceiro, com 9,4%.

 

Nuvem de termos

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O tamanho de cada palavra é proporcional à frequência de postagens durante o período analisado.

 

Grapho de conexões sobre acidentes

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@g1 – nó verde à direita. Neste caso, o nó contempla diversos tuítes e retuítes.

@youtube – nó azul à esquerda. Todos os vídeos tuitados aparecem nesse nó, não retuítes.

@operacoesrio – nó roxo no canto superior direito. O nó contempla diversos tuítes e retuítes.

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