Menu Dossiê Intolerância
Download do dossiê

Intolerância por aparência

 

Quando o preconceito é precoce

 

Lidamos com a intolerância de aparência desde a infância e a adolescência, fases em que o bullying corre solto. Já conhecido mundialmente, o termo é usado para caracterizar atos de violência – psicológica, física, verbal, material, moral sexual e virtual – que acontecem entre crianças e adolescentes, principalmente nos ambientes escolares.

O bullying pode ser cometido (“cometido”, sim, porque é crime) por uma pessoa ou por várias. É intencional, repetitivo e não possui motivação clara. Às vezes é até difícil identificar
o responsável pela agressão. O cyberbullying, versão on-line da agressão, acaba funcionando como uma extensão do que a criança vive no dia a dia – mas que, por rolar na internet, se espalha muito mais rápido.

Em 2013, a adolescente Julia Gabriele, com 12 anos na época, foi vítima de cyberbullying. Páginas de humor utilizaram a foto da garota para fazer piadas com sua aparência, que passaram também para o perfil pessoal da menina (foi duro ler a sinceridade da tristeza da garota:

twits

 

O PESO DO OUTRO NÃO TE DIZ RESPEITO

Outro tipo de bullying é a gordofobia, agressão que atinge todas as idades e está, mais uma vez, diretamente ligada aos padrões de beleza que a sociedade escolhe para nós. O gordofóbico despreza pessoas gordas e obesas, sente-se desconfortável perto delas, além de se sentir no direito de usar o peso do outro como motivo de piadas.

O site brasileiro de empregos Catho constatou, com base em uma pesquisa feita em 2013, que 6,2% dos empregadores confessaram não contratar pessoas obesas para os cargos oferecidos. Em uma sociedade em que o bonito é ser magro, há uma falsa ideia de que quem faz piada com o peso alheio está apenas “preocupado” com a saúde do outro. Enquanto isso, pessoas que podem muito bem sofrer de algum transtorno alimentar, como anorexia e bulimia, são quase que obrigadas a viver com vergonha de seus corpos.

Em abril deste ano, o internauta Marcos Casteletti resolveu fazer um experimento em seu próprio Facebook: ele trocou a última foto do seu perfil por uma antiga, em que aparecia com 70 quilos a mais. Entre os “resultados”, oito pessoas desfizeram amizade com ele e uma o bloqueou, além dos “elogios” recebidos de outros colegas que sabiam que ele tinha feito uma cirurgia de redução do estômago. Marcos explicou tudo no seu perfil.

02-Intolerancia-aparencia2

 

DADOS COLETADOS NAS REDES SOCIAIS SOBRE INTOLERÂNCIA COM A APARÊNCIA

(ABRIL, MAIO E JUNHO DE 2016) MONITORAMENTO BY TORABIT

 

 

As proporções mostradas nesse mapa de calor não revelam necessariamente a real incidência da intolerância em relação à aparência no Brasil, já que ele também é afetado pela densidade de pessoas com acesso à internet no País.


gordofobia

72% dos comentários sobre intolerância com aparência são explicitamente ofensivos, atingindo pessoas acima do peso ou com características físicas fora dos padrões.

 

abs

A intolerância com aparência não costuma surgir de forma velada como em outros tipos de intolerância. Como podemos notar, os casos relativos à aparência são 79% reais, ou seja, explícitos.

 

neg

A maioria das menções é negativa, mostrando que somente 3,6% do público questiona-se sobre comportamentos intolerantes sobre o tema aparência

 

 

02-Intolerancia-aparencia802-Intolerancia-aparencia9

 

 

 

 

 

 

 

 

A intolerância com a aparência nas redes, no primeiro período, se apresenta na maioria das vezes em forma de piada, como uma intolerância invisível. Na imagem, podemos notar alguns pontos com maior concentração de conexões. O maior deles (ponto 1) ilustra a disseminação de um comentário intolerante, mas comumente aceito.

Os pontos de conexões não analisados tiveram suas menções de origem apagados pelas redes sociais, devido seu teor ofensivo antes da nossa captura.

 

 

02-Intolerancia-aparencia1002-Intolerancia-aparencia11

No segundo período, temos mais focos de conexões, que representam mais comentários intolerantes, visíveis e invisíveis, e até alguns tolerantes. Como mostram as duas menções acima.

Os pontos de conexões não analisados tiveram suas menções de origem apagados pelas redes sociais, devido seu teor ofensivo antes da nossa captura.

Ler capítulo anterior
Ler próximo capítulo
Ler capítulo anterior
Ler próximo capítulo