Dove ironiza Trump

31/01/2017

Os fatos alternativos de Dove: lista inclui até Cleópatra como consumidora.

O fato real de Dove: vantagens do desodorante.

E os fatos alternativos chegaram à propaganda. No último sábado (28/1) a Dove da Grã-Bretanha postou um anúncio de oportunidade nos jornais The Times e The Guardian. Na primeira parte do anúncio do seu novo desodorante, com a #AlternativeFacts, a marca de produtos de beleza listou atributos dignos dos tempos de pós-verdades.

Entre eles, que o produto irá aumentar o QI em 40 pontos, foi usado pela primeira vez por Cleopatra e pode ​​ajudá-lo a lembrar nomes de parentes distantes em reuniões de família. Além disso, pode até melhorar o seu sinal de wi-fi. Na página seguinte, o anúncio tinha um único #realfact: o novo desodorante cuida da pele do seu suvaco como nenhum outro fez antes. A criação é da Ogilvy de Londres.

A Dove foi a primeira marca a se posicionar, com uma crítica sutil, à ideia de que as evidências podem ser reconstruídas ao sabor do marketing. Nada mal para uma empresa que cunhou o termo “real beleza” como seu conceito e propósito.

Fatos alternativos

A expressão ‘alternative facts’ (a hashtag dominou a internet com muitas críticas, especialmente no Twitter) foi uma inovação da assessora sênior de Donald Trump, Kellyanne Conway,  para se referir às falsas alegações do secretário de imprensa Sean Spicer sobre a participação popular na posse do presidente (entre outras coisas).

A publicação especializada, Adweek, elogiou. “Sem mencionar Trump, Conway ou Spicer por nome, o anúncio consegue criticar a campanha de desinformação da administração. Dove não é a primeira marca a se posicionar sobre o clima político atual, Lyft e Airbnb também são exemplos recentes”, escreveu Erik Oster, em texto para o site.