#EarthToParis: pelo fim das mudanças climáticas

30/11/2015

 

Começou hoje a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 21), em Paris. Até o dia 11 de dezembro, líderes e especialistas de mais de 190 países irão discutir sobre as soluções para combater as mudanças climáticas e provavelmente selar um novo acordo global para substituir o Protocolo de Kyoto com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e frear o aquecimento global.

Considerada pelo Secretário-Geral da ONU, Jim Yong Kim, como o mais importante encontro sobre mudanças climáticas da história, a COP21 é o foco da #EarthToParis, uma campanha inovadora criada por uma coalizão de grupos – entre eles empresas de tecnologia e mídia. Com a participação do ator Jack Black, o filme da campanha esclarece que é preciso que o mundo mande uma mensagem para Paris para que os líderes mundiais presentes na conferência tomem medidas reais e efetivas sobre os problemas climáticos e ambientais. Para mobilizar as pessoas em torno do que está sendo discutido COP21, a campanha convida os internautas a compartilharem um vídeo ou uma foto com uma placa com a hashtag #EarthToParis e pedindo para que os líderes mundiais se comprometam a combater as mudancas climáticas. Os vídeos serão inseridos no próximo vídeo da campanha.

Além disso, nos dias 7 e 8 de dezembro, a campanha chega efetivamente à Paris, onde especialistas, advogados e CEOs irão discutir e elaborar soluções criativase impactantes sobre o clima. O evento será aberto ao público e também transmitido ao vivo pela home page em seis idiomas diferentes. “Este é o ponto de virada . Nunca antes tivemos um momento como este . Com a consciência , a vontade e a tecnologia para combater essas mudaças. EarthToParis é sobre todos nós. Todos que amamos. Todos somos afetados pelo aquecimento global. #EarthToParis é mais do que um hashtag, é um movimento. Trata-se de mostrar ao mundo que não vamos ficar de braços cruzados. Trata-se de dizer aos nossos líderes para assumirem posturar corajosas e reais”, diz a home page oficial da campanha.

De acordo com o cientista John Horgan, em seu artigo na revista Scietific American, nove dos dez anos mais quentes já registrados ocorreram desde 2000. Além disso, os níveis de dióxido de carbono na atmsofera são os mais altos em mais de 800 mil anos.

Desde seu lançamento no início denovembro, o primeiro vídeo da campanha já foi visto por mais de 5 milhões de pessoas e compartilhado mais de 70 mil vez. A modelo Gisele Bundchen compartilhou nesta segunda-feira uma foto em apoio à campanha. Veja abaixo.