Campanha ousada incentiva o autoexame nos homens

13/10/2014

FN

Apesar de outubro ser o mês da conscientização do câncer de mama, o movimento  Check One Two, dedicado a mudar o comportamento da nova geração de homens, lançou na semana passada a campanha #FeelingNuts, que alerta sobre o câncer testicular. O nome da campanha é inspirada na expressão americana “nuts” – uma das gírias que os homens se referem aos seus testículos –  e os incentiva a realizar o autoexame testicular para aumentar as chances de um diagnóstico precoce.

Através de uma animação, a campanha pede para  os homens compartilharem a hashtag #feelingnuts acompanhadas de uma foto segurando seus testículos e convocarem outros amigos a fazerem o mesmo, similar ao Ice Bucket Challange (veja aqui). A ação se tornou um viral a partir das fotos compartilhadas pelo ator Hugh Jackman. Desde então diversas celebridades já aderiram à campanha nas redes sociais.

jackman

 

A doença

De acordo com o Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) Carlos Corradi, nesse autoexame não há a possibilidade de falso diagnóstico devido a facilidade de apalpar os testículos, diferente do exame das mamas. Se um tumor for detectado, o testículo é retirado e substituído por uma prótese de silicone. Entre os sintomas estão o surgimento de nódulo duro e indolor, alteração no tamanho dos testículos, sangue na urina e dor no abdômen inferior

Mais recorrente em homens em idade reprodutiva, entre 24 e 45 anos, o câncer  testicular é umas das formas mais curáveis de câncer mas apesar da alta taxa de sobrevivência (95%) a detecção precoce ainda é essencial. Anualmente, cerca de 8 mil homens são diagnosticados com a doença nos Estados Unidos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil a doença atinge cerca de 8.300 homens e mata 350 por ano. A estimativa é de 68.800 novos casos nesse ano.