Com as cores do arco-íris

29/08/2018

Para demonstrar que estão alinhadas com a importância do respeito à diversidade, as Forças Armadas da Suécia promoveram uma campanha publicitária em jornais, outdoors e redes sociais. A campanha coincidiu com a edição 2018 do EuroPride, realizado entre julho e agosto nas cidades de Gotemburgo e Estocolmo.

Foram criadas duas imagens, com uma soldada e um soldado, ambos fardados, com o rosto pintado com as cores do arco-íris e os dizeres “We don’t always march straight”, um trocadilho onde a última palavra pode ter o significado de linha reta, mas também faz referência à heterossexualidade.

Abaixo da imagem também há a frase “Mas não importa onde ou como marchemos, sempre nos posicionamos pelo seu direito de viver da forma como quiser com quem você quiser. Leia mais sobre como trabalhamos para proteger a liberdade e o direito de escolher como viver em nosso site”.  A criação é da agência Volt, de Estocolmo.

A EuroPride é um evento internacional europeu com debates, apresentações artísticas e uma grande parada para chamar atenção para a causa LGBT e seus direitos civis.

Bondes coloridos

Durante a Europride, uma outra ação movimentou a cidade de Gotemburgo. O serviço de transporte público sueco Västtrafik convidou jovens artistas para pintar seis bondes com as cores do arco-íris. A ideia foi usar as linhas de bonde durante o evento para celebrar a comunidade LGBTQ em espaços públicos. Fotografias dos bondes também foram leiloadas e os lucros revertidos à entidade beneficente RFSL. A criação foi da Forsman & Bodenfors.