Sempre tem alguém à sua espera

24/09/2014


 

A Budweiser tem apostado bastante na utilização de cachorros para envolver o público nos seus comerciais. Se no inicio do ano escolheram focar na amizade de um cão com um cavalo para o comercial do Super Bowl, a campanha lançada este mês para promover o consumo responsável de bebida mostra que muitos são afetados quando o motorista se arrisca a dirigir depois de ingerir bebidas alcoólicas.

O vídeo intitulado “Friends Are Waiting” relata a história – recorrente em comerciais – de um cãozinho e seu jovem dono em situações do dia a dia, como brincando na sala, nadando com os amigos, dando uma volta de carro, até que  o dono resolve sair para beber com os amigos, deixando-o em casa esperando. A partir desse momento o cachorro lida com a longa espera, fazendo com que o público se questione: “Será que ele vai voltar?”. É neste momento que o comercial passa a mensagem que quando saímos sempre tem alguém a nossa espera, portanto, “planeje voltar para a sua casa”.

Obviamente que a intenção da campanha é falar a respeito de todos que rodeiam e se importam com a pessoa. A opção pelo cachorro pela empresa pode ser explicado pela empatia público, já que a relação de lealdade do cão com o homem é um símbolo comum a diversas culturas. Um indício disso são as mais de 13 milhões de visualizações do vídeo no Youtube.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão de álcool é responsável por 75% dos acidentes de trânsito.  No Brasil, o consumo de bebidas alcoólicas é responsável por 21% dos acidentes e o segundo maior responsável pelas mortes no trânsito, ficando atrás apenas do excesso de velocidade. Já nos Estados Unidos, onde a Budweiser é uma das cervejas mais vendidas, cerca de 30 pessoas morrem diariamente vítimas dessa combinação.