Guloseimas sob controle também nos EUA

15/02/2007

Depois de vários processos judiciais de cidadãos contra empresas de guloseimas e de fast-food, gigantes da indústria alimentícia americana se renderam. As empresas General Mills, McDonald’s, Coca-Cola, PepsiCo, Hershey, Kellogg, Cadbury Schweppes, Campbell Soup, Kraft Foods e Unilever, que produzem cerca de dois terços da publicidade de comidas e bebidas para crianças abaixo de 12 anos, vão reduzir as propagandas para esse público e estimular hábitos alimentares mais saudáveis.

Também concordaram em não fazer propaganda em escolas primárias ou anunciar seus produtos em canais de televisão infantis. E prometeram limitar o uso de personagens de desenho ou filmes nas propagandas. Tudo isso faz parte de um programa chamado Iniciativa de Publicidade de Alimentos e Bebidas para Crianças que envolve as empresas e o governo americano. De acordo com o NY Times, que publicou a notícia, a estratégia é assegurar que pelo menos metade da publicidade para crianças promova alimentos e estilos de vida mais saudáveis.

Por Karla Mendes