Catálogo de decoração denuncia violência doméstica

01/06/2015

A violência doméstica é o terceiro  tipo de crime mais denunciado em Portugal. Para mostrar que por trás de uma aparência tranquila e exemplar muitos lares possuem uma histórico de violência, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima de Portugal lançou em maio deste ano o catálogo “Home”, eleito pela AdNews como um dos 6 anúncios que reinventaram a propaganda impressa.

Em alusão a essa aparência enganosa, o catálogo, desenvolvido pela FCB Lisboa, também aparenta ser uma espécie de revista com modelos de casas ideais, normalmente distribuídas em lojas ou enviadas pelo correio aos clientes. Mas ao ser folheado o catálogo revela-se uma campanha contra as diversas formas de violência domésticas e com o objetivo de acabar com a idéia que toda casa é um lugar seguro.

Além das tradicionais imagens de móveis e decorações, o catálogo inclui estatísticas das diversas formas de agressão (física, sexual, psicológica e econômica)  praticadas nos lares de Portugal em 2014 e mostra que, apesar de afetar principalmente as mulheres (85%), a violência doméstica afeta também crianças, homens e idosos. De acordo com as estatísticas, 48 pessoas foram vítimas fatais da violência doméstica em Portugal, entre as quais 43 eram mulheres.Além disso, 19 crianças e 21 homens foram vítimas de agressões em casa, semanalmente.

Em uma seção exclusiva, a campanha inclui relatos de crianças que presenciaram ou sofreram agressões em casa e reforça as consequências disso em sua formação: “Crianças que testemunham violência geralmente sofrem os mesmos sintomas e efeitos que as crianças que sofrem violência, inclusive transtorno de stress pós-traumático“. Segundo as estatísticas,  39% das agressões relatadas forma testemunhadas por crianças e 24 presenciaram a morte da própria mãe causada pelo parceiro.

Outra seção do o catálogo funciona como uma forma de incentivo para as pessoas que “precisam de uma inspiração para mudar” e relata histórias de superação e dicas dos passos para reconhecer a violência e denunciá-la. Para a FCB Lisboa o catálogo “Home” foi criado para  ser “folheado de olhos bem abertos para acordar consciências adormecidas e distraídas“. E como mensagem final, a campanha questiona: “Qual é a sensação de estar em casa?
Além de ter sido distribuído por correio em diversos lares de Portugal, o catálogo também está disponível online na página  apav.pt/catalogohome2015.