20/09/2016

Respeito

Idosos são homenageados por tradicional clube de Estocolmo.

Idosos viram mascotes

20/09/2016

Idosos mascotes

Ao invés de crianças, idosos viram mascotes do AIK para lançar belíssima campanha

Por Leandro Stein
Publicado no site Trivela em 19 de setembro de 2016

O final de semana foi especial para o AIK. O tradicional clube de Estocolmo resolveu substituir os seus mascotes na 22ª rodada do Campeonato Sueco. Ao invés de crianças, os jogadores entraram em campo dando as mãos para idosos. Foram escolhidos os 12 associados mais antigos da equipe, entre 81 e 96 anos de idade, em fila puxada Lennart Johansson – ex-presidente da Uefa e, aos 86 anos, ainda fanático aurinegro. E os velhinhos deram sorte na Friends Arena: os anfitriões venceram o Gefle (que também levou os seus anciãos) por 1 a 0, mantendo a terceira posição na tabela.

Mais do que uma homenagem, a decisão do clube serviu para promover uma campanha bem bacana da diretoria. O AIK agora oferece, além de descontos em ingressos, também ônibus gratuitos para os seus torcedores idosos. Os veículos buscam e levam de volta os aurinegros que moram em casas de repouso da região. A ideia é recuperar o engajamento de um grupo etário que não frequenta mais o estádio.

“Nossa seção familiar por um longo tempo foi a maior da Suécia e, para nós, é muito importante manter os jovens nas arquibancadas, mas não podemos nos esquecer da geração que fez o clube ser o que ele é. Essa iniciativa é algo óbvio a se fazer. A família consiste de novos e velhos. Hoje, completamos nossa família ao convidar e celebrar os anciãos”, declarou o presidente Mikael Ahlerup.

Pensamento enfatizado por Johansson: “Há muitos de nós que passaram a vida inteira no estádio, mas que hoje não podem, por diversas razões, frequentar as arquibancadas. Isso não quer dizer que nós nos importamos menos com o clube”. Em diversos aspectos, a iniciativa do AIK é louvável.