INCA diz que imagens chocantes em maços desestimulam consumo de cigarro

28/05/2009



Quase metade (48,2%) dos fumantes são influenciados pelo forte tom das imagens negativas que aparecem no verso dos maços e – embora não cumpram, a curto prazo, essa promessa – sentem-se impulsionados a parar de fumar. Esse é uma das conclusões preliminares da pesquisa do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O levantamento faz parte do International Tobacco Control Policy Evaluation Project (chamado ITC Project), um projeto internacional que visa mensurar a eficácia das políticas de controle de tabaco em 20 países. A primeira etapa completa da pesquisa com os brasileiros será concluída ainda no primeiro semestre. De acordo com a pesquisa, 39,1% dos fumantes confessarem que as imagens dos maços de cigarro foram capazes de impedi-los de acender um cigarro nos últimos 30 dias. As imagens também foram capazes de alertar 61,6% dos pesquisados e fazer com que eles pensem a respeito dos malefícios que o fumo traz à saúde. Os dados prévios da pesquisa ainda apontaram que 43,8% dos fumantes brasileiros já evitaram olhar para as imagens de advertência para não refletir sobre a sua própria condição e que 91,8% dos entrevistados nunca teriam começado a fumar, se pudessem voltar no tempo. Leia mais sobre a estratégia de imagens chocantes nos maços aqui.