Mais que bonitas

29/05/2014

Para comemorar o 30 anos na Malásia, a The Body Shop lançou uma campanha para o Dia Internacional da Mulher de um jeito diferente. A estratégia quer modificar hábitos e tradições, ainda muito arraigadas na cultura malaia.  Meninas são encorajadas a sempre obedecer a um homem, permanecerem magras e essas mensagens são passadas na TV, pelas propagandas, na escola e pelos próprios pais das meninas. Chamada de “More Than Beautiful” (mais que bonitas), a campanha da loja pretende mudar esse tipo de comportamento e fortalecer a auto-estima das mulheres.

A campanha tem 3 vídeos e  traz três meninas com idades entre 4 e 5 anos, que se chamam Sierra, Sophie e Keiri. Nos vídeos elas falam o que elas serão quando elas crescerem. Frases como: “quando eu crescer, eu serei a mais bonita. Mas quando eu engordar, eu não comerei” ou  “não reclamarei quando for mal paga em comparação a um homem” ou “me manterei em silêncio quando presencia uma injustiça” etc. E as meninas pedem que os adultos  não continuem passando esse tipo de mensagem de uma beleza que não existe. Todas as mulheres devem sim ser elogiadas pelas virtudes como honestidade, compaixão, coragem, ser independente e lutar pelas suas opiniões.  Os filmes foram criados pela Grey de Kuala Lumpur, com produção da Reservoir Films. A campanha também tem site.