Mais que um sinal: campanha russa surpreende motoristas

06/05/2015

 

“Oi, você pode me ver?”. E se todo mundo que estaciona no lugar reservado aos portadores de necessidades especiais, se deparasse com um homem em cadeiras de rodas fazendo esta pergunta. Foi o que fez a Y&R Moscow com a campanha Dislife: More than a sign, criada para o Dislife, primeiro portal da Rússia especializado em pessoas com deficiência.

A ação foi feita em centros comerciais e shoppings de Moscou. Cada vez que um carro ia estacionar em uma vaga reservada, o projetor era acionado e surgia a imagem de um homem em uma cadeira de rodas questionando se não estava sendo visto. As imagens foram projetadas em uma espécie de fina tela saturada de gotículas de água, invisíveis ao olho humano. O homem diz: “Pare. O que você está fazendo? Não sou apenas um sinal no chão. Não finja que não existo! Por que você está surpreso? Esta vaga é para pessoas com deficiência. Sim, eu sou real! Por favor ache outro lugar para estacionar! Eu enfrento muitos desafios todos os dias. O seu desafio é respeitar os meus direitos”.

De acordo com o Dislife, mais de 30% dos motoristas russos ignora as pessoas com necessidades especiais e simplesmente não respeitam as vagas reservadas nos estacionamentos.