Mudou, mudamos, mudanças!

16/12/2015

shutterstock_135091277

Estamos de cara e nome novos, mas não precisa se assustar: continuaremos a compartilhar com vocês as campanhas e ações de comunicação de interesse público mais legais que encontrarmos no mundo todo! E o que mudou? Aprofundaremos os temas polêmicos, nos quais a comunicação e a informação podem fazer toda a diferença.

A nova/sb entende que alguns assuntos importantes merecem ser discutidos às claras, com informações completas e desmistificadas. Vamos abordar temas sensíveis de maneira leve e contextualizada. Propor o debate e introduzir novos pontos de vista. Não estamos aqui para defender causas, mas para levar ao maior número de pessoas informações detalhadas e capazes de dar a cada um a possibilidade de refletir sobre elas e, assim, julgá-las com conhecimento

Para começar essa nova fase, selecionamos algumas questões polêmicas, mas pouco aprofundadas pela sociedade: a descriminalização da maconha, o uso sustentável do carro, as taxas crescentes de suicídio, a produção e descarte do lixo e o combate a todo tipo de intolerância.

Como o mundo está encarado esses assuntos? Existem soluções já implementadas? Quais são? É possível adaptar à nossa realidade? Perguntas deste tipo são as que tentaremos responder juntos.

Nessa primeira fase, vamos falar sobre um ponto envolto em muito preconceito: a descriminalização da maconha.

Vamos colocar o dedo na ferida e mostrar como o tema tem sido abordado ao redor do mundo: dos aspectos públicos – como política e economia – até os privados, como as formas de discutir o assunto com os jovens. Iremos pesquisar fatos e números sobre importantes experiências internacionais, seus contextos particulares e resultados.

Na lista onde a causa já foi discutida, e sua política alterada, estão países como o Canadá, Croácia, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Portugal e Uruguai. Alguns com propostas apenas para o uso medicinal; outros, com políticas que liberam o consumo da erva para uso recreativo.

Iremos conversar sobre o assunto a fundo, levando em consideração argumentos pró e contra a descriminalização. Queremos também entender o que nos levou à atual política contra as drogas (que já é contestada no próprio berço da proibição, os Estados Unidos, onde hoje ocorrem mudanças rumo à descriminalização).

Para que a discussão fique ainda mais ampla e democrática, levaremos o debate também para as redes sociais e universidades por meio de um concurso no qual estudantes criarão campanhas de comunicação sobre os temas abordados. Afinal, só existe uma maneira de conquistar possíveis mudanças: com muita informação e comunicação.