A mulher da vida

22/06/2017

Com a campanha “Primeira Vez”, a Natura não está vendendo só maquiagem. Está agregando ao posicionamento da marca um valor ainda ousado – e por isso merece todos elogios – que é o respeito à diversidade e autoestima. A peça é narrada por por uma voz masculina que conta a primeira vez que viu a mulher de sua vida.

A resposta não podia ser melhor. A marca em nenhum momento descuidou da produção, leve e divertida. Como a protagonista Penelopy Jean, artista popular da cena paulistana. Com esse jeito mais moderno, a Natura vai alcançando um público cada vez mais plural. Ganha todo mundo. A criação é da SalveTribal Wordwide. A veiculação é digital nos canais proprietários da marca.

Mais espaços

Em outubro do ano passado, a modelo trans Valentina Sampaio de 20 anos fez oito desfiles no badalado SPFW (São Paulo Fashion Week) para marcas famosas – À La Garçonne, Vitorino Campos, Patricia Viera, Água de Coco, Fernanda Yamamoto, Experimento Nohda, Ronaldo Fraga e Helô Rocha.

Na mesma época, o canal pago GNT colocou no ar uma série documental, dirigida por João Jardim. Liberdade de Gênero teve 10 episódios trazendo personagens variados do espectro da transexualidade. Além de dar voz a estes personagens,filhos, netos, parceiros, amigos e mães contam como foi lidar com a transexualidade dentro da própria família e o que aprenderam com essa relação.

Na contramão do movimento de aceitação da diversidade está o preconceito. Em 2017, de janeiro até o início de maio, 117 pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT) foram assassinadas no Brasil devido à discriminação à orientação sexual. A informação é do Grupo Gay da Bahia (GGB). Nos primeiros quatro meses deste ano, o Brasil teve um aumento de 20% nas agressões contra pessoas LGBT. Em 2016, houve 343 mortes nesse grupo –144 das vítimas eram travestis e transexuais. E, segundo a Rede Trans Brasil apurou, 64 transexuais e travestis tentaram se matar no ano passado. Desses, 12 consumaram o suicídio.