Novas regras para publicidade de bebida alcoólica

15/02/2007

Depois de mais de três anos de extensas reuniões, uma audiência pública realizada na Anvisa com a sociedade civil e empresas ligadas a produção e comercialização de bebidas alcoólicas discutiu as novas normas para a propaganda do setor. Pela proposta, as frases de advertência, como “O Ministério da Saúde Adverte…” passam a ser obrigatórias para todas as peças publicitárias. Mas um dos pontos da pauta pode gerar controvérsias: há uma proposta para proibir anúncios de cerveja, entre 8 e 20 horas, considerado horário infanto-juvenil.

Gilberto Leifert, do Conar, não acredita que uma regulamentação mais rígida da propaganda irá resolver o problema, para ele o problema é cultural e só se resolve com educação. As propostas da Audiência Pública serão encaminhadas à apreciação da Diretoria Colegiada da Agência. A expectativa é de que a resolução seja aprovada ainda este ano, para entrar em vigor 180 dias após a publicação em Diário Oficial.

Algumas iniciativas mostram a maturidade do Brasil na questão. A Ambev, por exemplo, praticamente liderou um movimento de Consumo Responsável e agora boa parte da publicidade de bebidas alcoólicas utiliza alguma frase pontual de advertência.

Por Emilia Spirlandelli