Novembro Azul 2015

17/11/2015

Hoje é o dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Considerado um tabu para muitos homens, o assunto sobre a prevenção da doença muitas vezes não é tratado com a seriedade que merece. Para mostrar que a doença está longe de ser uma piada, já que se trata da segunda maior causa de morte por câncer entre os homens no Brasil, uma campanha da A.C Camargo Cancer Center reuniu – e desafiou – alguns dos principais cartunistas do país para falar sobre a doença com a seriedade que ela merece e alerta

Na ação Tirinhas Sem Graça, as tiras especiais dos cartunistas do jornal Folha de S. Paulo Angeli, Caco Galhardo, Fernando Gonsales, Allan Sieber e André Dahmer desmistificam a ideia de que o o exame preventivo “tira a masculinidade do homem” – devido ao toque retal –  e lembram a importância do diagnóstico precoce, quando a chance de cura pode chegar a 98%.  O resultado da campanha, criada pelaJ. Walter Thompson, foi veiculada na edição de hoje (17 de novembro) da Folha de S. Paulo.

 

O Instituto Lado a Lado e o Novembro Azul 2015 

Dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar (INCA) apontam que todos os an0s são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata, sendo a maioria descoberta ainda no começo, quando as chances de cura e de uma rápida recuperação são maiores. Idealizada no Brasil pelo Instituto Lado a Lado para  sensibilizar os homens sobre essa importância do diagnóstico precoce, o Novembro Azul é uma iniciativa apoiada por diversas entidades com a realização de ações como palestras, campanhas de saúde e iluminação de monumentos e edifícios importantes, como o Cristo Redentor e o Congresso Nacional. Acesse www.novembroazul.com.br para saber mais sobre o movimento.

O INCA alerta que a dificuldade para urinar, jato urinário fraco e a sensação de esvaziamento incompleto da bexiga são alguns dos principais sintomas do câncer de próstata. Mesmo que 3/4 dos casos ocorram entre a partir de 65 anos, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens que tenham mais de 45 anos façam um exame da próstata todos os anos.

Na edição de 2015, em uma parceria com o Dr. Dráuzio Varella, o Instituto Lado a Lado divulgou nesta semana dois vídeos, que contaram com o apoio da produtora Videologia Comunicação e da Eurofarma. Veja os vídeos abaixo.


“Cuidar da saúde também é coisa de homem”. Com essa mensagem e de uma forma bem didática, oNúcleo de Especialistas em Oncologia também aproveitou o Novembro azul para acabar com o tabu que cerca o exame de próstata.