NY reforça ofensiva contra refrigerantes e bebidas doces

25/02/2011

O Departamento de Saúde da prefeitura de Nova York continua a ofensiva contra a obesidade centrando forças para reduzir o consumo de refrigerantes e bebidas doces. A campanha Pouring on the Pounds (confira a nota anterior do blog sobre esta campanha aqui) tem novas peças que estão por toda parte, especialmente no metrô, em versões em inglês e espanhol. A estratégia é mostrar didaticamente (comparando com sachês de açúcar) o que representa aquela quantidade de açúcar discriminada no rótulo das embalagens e os seus efeitos no corpo humano.

Pesquisas recentes revelam que 1,9 milhão de nova-iorquinos bebem pelo menos uma bebida açucarada por dia – o que representa 250 calorias “vazias” (sem valor nutritivo) a mais em suas dietas. Mais de 700.000 nova-iorquinos têm diabetes e mais de um milhão têm uma condição chamada de pré-diabetes. De acordo com o Departamento de Saúde, as taxas dessas dietas subiram junto com o aumento de consumo de bebidas açucaradas nos últimos 30 anos. A publicidade oficial recomenda a troca dos refrigerantes e bebidas doces pelo consumo de leite com baixo teor de gordura (desnatado e semi-desnatado) e bebidas dietéticas.

Vale a pena ver também filme de maio do ano passado que mostra de uma forma realista que ingerir um copo de refrigerante é o mesmo que comer 16 sachês de açúcar. Com a colaboração de Bia Pereira.