O amor sempre ganha

06/11/2013

A campanha #LoveAlwaysWins (o amor sempre ganha) mostra um casal de patinadores vencendo os próximos Jogos Olímpicos de Inverno, que serão disputados em Sochi (Rússia) em 2014. Em off, o narrador fala da importância dos valores olímpicos de excelência, amizade e respeito, sendo este último o mais importante, para a realização dos Jogos. Emocionada, a patinadora vai comemorar com a namorada mas, ao final, tudo não passa de um sonho: recentemente a Rússia aprovou uma lei que proíbe “a propaganda de comportamento sexual não-tradicional para menores”. De acordo com a ONG ALLOUT, que fez a campanha, o caráter vago da legislação o que inclui até manifestações públicas de carinho entre casais de mesmo sexo. Desde o ano passado, uma outra lei baniu qualquer evento relacionado ao orgulho gay.

De acordo com Alexander Zhukov, chefe do Comitê Olímpico Nacional da Rússia, os atletas LGBT poderiam participar do evento sem temer por sua segurança, desde que não fizessem propaganda de suas visões ou estilos de vida a menores – uma ação que a lei define vagamente. As punições incluem multas enormes para os cidadãos russos, com a deportação ou prisão possível para estrangeiros.

O filme também direciona para uma petição online para o primeiro ministro Vladimir Putin a revogar as leis anti-LGTB. Com informações do Osocio.