Os jornais e a Comunicação de Interesse Público

05/09/2007


A Comunicação de Interesse Público (CIP) está ganhando mais espaço e destaque no meio jornalístico. Esta semana tivemos uma prova disso, quando o jornal Folha de São Paulo trouxe como manchete a notícia de que pesquisa comprova que alcoolismo cresceu entre as mulheres (veja nota abaixo). Em outros tempos, a notícia teria (no máximo) uma chamada de capa e espaço num caderno de comportamento, provavelmente voltando para o público feminino, quando o assunto é -, cada dia mais comprovado o interesse de todos e principalmente das autoridades de saúde pública.

Outros veículos, como O Estado de São Paulo, tratam de CIP ao longo de toda a semana, com editoria fixa (Vida&), quando antes faziam matérias esporádicas, semanais, sobre temas como meio ambiente, educação, saúde, responsabilidade social. O Globo, em parceria com a novaS/B, publica mensalmente, desde março, um ampla pesquisa com tema de interesse público. Cabe aqui uma sugestão aos repórteres e editores: sempre acrescentar um serviço sobre onde encontrar ajuda, tratamento, para aquele problema tão bem apresentado, exemplificado com casos concretos e discutido com especialistas que buscam soluções.

Por Ana Cristina Gonçalves