Atualização 23/6/2016: esta campanha ganhou Leão de Ouro no Festival de Cannes 2016.
O storytelling, a capacidade contar histórias que emocionem e cativem a audiência ganhou força como tendência na propaganda. Esta campanha da HP levou o conceito ao extremo para apoiar contadores de histórias. Infelizmente, no Brasil, ainda existem mais de 13 milhões de pessoas que não sabem ler e escrever. Imagine quantas histórias e conhecimento se perdem pela incapacidade que essas pessoas tem de registrá-las. O projeto “Magic Words”, da HP, não só eternizou como transformou algumas delas em escritores.
Unindo o Google Speech – um software de reconhecimento de voz – com a sua tecnologia, a HP imprimiu automaticamente as histórias a medida que eram contadas. Foram ouvidas pessoas que não sabiam escrever em zonas rurais e metropolitanas. O filme, em tom de documentário, registra a emoção de cada um ao ver suas histórias em papel.
Durante esta ação, foi possível imprimir mais de 4 mil páginas de histórias, que foram encadernadas de forma artesanal e transformadas em um livro. Além dos novos autores, as bibliotecas e os centros culturais de suas cidades foram presenteados com edições do livro. A segunda parte do projeto envolveu a população local. A HP instalou cabines de fotos equipadas com a nova tecnologia e convidou a população para imprimir cartões postais personalizados. A criação é da AlmapBBDO.
A estratégia de comunicação foi desenvolvida para o lançamento da nova tecnologia da HP, Ink Advantage Ultra 4729. O presidente da HP Brasil, Claudio Raupp, destaca: “Nós buscamos uma conexão emocional, nós queremos mostrar que a tecnologia pode ajudar na vida das pessoas”. O projeto está acessível para todos que quiserem utilizar a ferramenta. Só é preciso acessar site do projeto ou baixar o aplicativo Magic Words, que está disponível para Android e iOS.