Por que o cigarro emagrece

02/05/2011

Reportagem publicada hoje pela Folha de S. Paulo revela que seis das maiores fabricantes de cigarro do mundo usaram ou fizeram planos de usar aditivos químicos em seus produtos para reduzir o apetite. As conclusões são de uma pesquisa feita por médicos da Universidade de Lausanne, na Suíça. De acordo com a Folha, os documentos citam o uso de anfetamina, efedrina, gás do riso e ácido tartárico, entre outras substâncias. A pesquisa foi publicada na última edição do “The European Journal of Public Health”, editado pela Universidade de Oxford. A prática durou pelo menos 50 anos, de 1949 a 1999, ainda de acordo com o grupo de pesquisadores. O levantamento foi feito em documentos da própria indústria do cigarro. Os papéis se tornaram públicos por conta de uma ação dos EUA na qual as empresas foram condenadas por terem omitido os males provocados pelo fumo por 40 anos.

A folha ouviu Semira Gonseth, uma das autoras do trabalho. Segundo ela, não dá para saber se a prática continua. Pesquisas de opinião mostram que até hoje muitas mulheres dizem que não vão parar de fumar porque engordariam. Essa estratégia, juntamente com o marketing direcionado ao mundo da moda, fisgou as mulheres. Elas representam cerca de 20% do mercado consumidor. E o pior: entre a mulheres o consumo vem crescendo sistematicamente e preocupando as autoridades de saúde do mundo todo. No ano passado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu o público feminino como alvo da mobilização do Dia Mundial Sem Tabaco. A campanha Fumar não é moda, é vício foi criada pela novaS/B, única agência de publicidade brasileira a vencer a concorrência mundial da OMS.