Prazo de validade

29/06/2017

“Nós nascemos do mesmo jeito?

Nós dividimos os mesmos sonhos?

O que esperam de nós?”

Algumas dessas questões permeiam a vida das mulheres de qualquer cultura. Mas,  se você atingir os 30 anos, ocupado buscando uma carreira e acumulando realizações e for  uma mulher solteira na Ásia, significa que é um fracasso, uma perdedora. O novo anúncio da marca chinesa de cuidados com a pele SK-II não está bem vendendo produtos de rejuvenescimento. O tom é uma afirmação de rebeldia às tradições: “podemos mudar nosso destino se mudarmos o nosso jeito de enxergar as coisas”.

No filme, uma mulher  vive diversas situações enquanto tenta se livrar de sua “data de expiração”. Desde que foi lançada em 2015, a campanha #changedestiny continua a desafiar a pressão cultural sobre as mulheres para se adequarem aos papéis tradicionais da esposa e da mãe (jovens). O filme já foi  visto 46 milhões de vezes globalmente, 36 milhões de visualizações somente na China.
Três mulheres em três lugares diferentes (Tóquio, Seul e Xangai) tentam ignorar, cobrir e ocultar as “datas de vencimento” envolvidas nos antebraços. Mas os números estão sempre lá, tornando-se mais proeminentes à medida que os anos passam,  para lembrá-las de que estão ficando sem tempo para serem desejáveis ​​ou casadoiras. .

“A data de expiração” é uma  continuação à altura do emocionante (e premiado com o Glass Lion) filme do ano passado, denominado “Market Takeover” (você viu essa história aqui no blog). A história foi baseada nos chamados “mercados de casamento” na China, onde os pais anunciam suas filhas quando chegam aos 25 anos, como se fosse mercadorias. Aos 26, elas são considerados “mulheres que sobraram”, objetos de piedade social ou desprezo.

“Você é mais do que sua idade”, finaliza o filme criado pela  agência sueca Forsman & Bodenfors. “Não deixe outros colocarem um prazo de validade”.

Como parte da campanha, a SK-II está compartilhando histórias de mulheres que derrubaram as barreiras e perseguiram seus sonhos, já que a marca visa “inspirar e capacitar as mulheres a moldar seus próprios destinos”.