Previdência: fim das filas?

14/02/2007

O portal do Ministério da Previdência brasileiro lançou, em caráter experimental, desde agosto de 2006, um serviço de agendamento on-line de atendimentos como mais uma medida para diminuir as longas filas do INSS.

Três benefícios podem ser solicitados pela internet sem a necessidade de comparecer a uma agência da Previdência: Auxílio-doença/perícia médica, requerimento de pensão por morte e salário-maternidade. O serviço de requisição do auxílio doença foi o primeiro a ser lançado, em janeiro de 2006, e contabiliza cerca de 200 mil requerimentos mensais, de acordo com o site do Ministério da Previdência.

Entre os outros serviços disponíveis estão: agendamento para a requisição de aposentadoria, auxílio-reclusão, benefício assistencial, pecúlio, pensão e salário maternidade, além da solicitação de certidão de tempo de contribuição. Mas esses serviços esbarram na necessidade de comparecimento pessoal posterior.

Além disso, outro obstáculo para diminuir as longas filas é o problema de grande número de beneficiários de baixa renda que não sabem acessar o serviço ou não tem acesso à internet.
Vale lembrar que muitos usuários costumam madrugar na fila porque têm urgência em receber o benefício. É o caso dos que dependem da aposentadoria ou do auxílio-doença para o próprio sustento ou de suas famílias.

por Karla Mendes