Proteção pro pedestre em São Paulo

13/05/2011

A novaS/B é a responsável pela campanha, que começará a ser veiculada em junho, e a logomarca do Zona Máxima de Proteção ao Pedestre da prefeitura de São Paulo. O programa, lançado esta semana pelo prefeito Gilberto Kassab e o secretário de Transportes, Marcelo Branco, procura sensibilizar a sociedade para um problema grave, que causa milhares de mortes todos os anos na cidade: o desrespeito ao pedestre. Foram mapeados os principais pontos de atropelamentos de SP.

Nesta primeira fase, foi escolhida a região Central, mapeada como responsável por 11% das ocorrências. No local, mais de 100 fiscais da CET (os chamados Marronzinhos) vão redobrar a atenção e fazer valer o slogan da campanha: No trânsito, dê preferência a vida. Sempre acompanhado de um recado como: atravesse na faixa, respeite o sinal, etc. Orientadores de travessia ficarão nas faixas de pedestres com uma placa de pit stop igual aos de F1 para mostrar aos motoristas que é preciso parar para deixar as pessoas atravessarem com segurança. Mímicos ficarão interagindo para ajudar motoristas e pedestres a se respeitarem. Além disso, um Livro Branco vai reunir as estatísticas e dados sobre as mortes por atropelamento em São Paulo. A publicação será distribuída a formadores de opinião.

Na segunda fase, a força tarefa vai ser estendida para oito pontos críticos da cidade. E terá ainda uma campanha integrada com anúncios, comercial, mídia online, redes sociais, entre outras.