Campanha inusitada alerta sobre DSTs

27/07/2015

penis

As campanhas de prevenção de saúde enfrentam o desafio de convencer a população a mudar hábitos para evitar doenças, especialmente entre os mais jovens. Convencê-los a usar preservativos, apesar do bombardeio de informação, continua sendo um problema em várias partes do mundo – tanto no Brasil como na Noruega. Para driblar a resistência, as autoridades de saúde lançam mão das mais diferentes estratégias de comunicação. Um vídeo inusitado tomou conta das redes sociais na Noruega e foi veiculado em diversos canais de TV do país (e viralizou mundo afora, com uma ajudinha do jornal inglês The Independent). Intitulado “O Pênis pode te surpreender“, o vídeo registra jovens em cafés, parques e praias sendo surpreendidos por um garoto vestido com uma fantasia de um pênis gigante que dispara glitter dourado neles.

Pode até parecer uma cena bizarra – e até um pouco invasivo – mas ação é, na verdade, parte de uma estratégia de prevenção contra DSTs. Contratado pela organização sem fins lucrativos norueguesa RFSU, voltada para a saúde e direitos sexuais e reprodutivos, o jovem fantasiado tinha como missão conscientizar a população norueguesa a respeito da importância da prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis, especialmente a clamídia, a mais comum em todo o mundo.

A ideia da campanha veio após uma pesquisa apontar que, em média, 23 mil noruegueses  contraem doenças sexualmente transmissíveis todos os anos. Entre as populações dos países nórdicos, os noruegueses são os que menos usam métodos contraceptivos em relações sexuais. 

Polêmica

Como já era esperado pela organizacão, a campanha teve suas controvérsias. Uma pesquisa realizada com as pessoas envolvidas na ação registrou que mais de 30 jovens se sentiram ofendidos ao serem surpreendidos pela ação. Mas Christina Placht, porta-voz da organização, prefere destacar que a maioria se divertiu tanto nas ruas quanto ao assistirem os filmes e que, portanto, a campanha teve uma boa aceitação do público jovem. Para Placht, a ação foi uma maneira divertida de passar uma mensagem muito séria para os jovens. “Se você está trabalhando com os jovens, o humor é muitas vezes o melhor caminho a percorrer , em vez de usar táticas de intimidação. As pessoas precisam começar a ter o costume de usarem camisinha na Noruega de algum forma“, afirma.

Pernille Berg, criativo da agência Involve, responsável pela produção do video, também defendeu a eficiencia da ação: “O sexo deve ser divertido , emocionante e um pouco impertinente sim. Essa campanha foi feita exatamente para refletirem sobre isso“. Ao longo dos últimos 10 anos, o número de casos de clamídia registrados anualmente entre jovens de 16-25 anos na Noruega aumentou de forma significativa.

 No Brasil

No Brasil, o cenário também é bastante preocupante.  A pesquisa mais recente do Ministério da Saúde, realizada com 12 mil pessoas, revelou que apesar de 94% dos brasileiros entenderem a importância da camisinha como forma de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, 45% disseram não  usá-la nas relações sexuais nos últimos 12 meses.

A faixa etária que mais preocupa é a de jovens entre 15 e 24 anos. Em apenas sete anos, o número de casos de Aids no país entre jovens dessa faixa aumentou 40%. Segundo o Ministério da Saúde, esses jovens agora têm mais parceiros, se protegem com menos frequência e não entendem muito o perigo da doença. Estima-se que cerca de 300 mil pessoas tenham a doença sem saber.