De peito aberto contra o câncer de mama

07/10/2015

As campanhas de celebração do Outubro Rosa continuam. E hoje, o blog aborda a campanha que a  F/Nazca Saatchi & Saatchi criou para a Fundação Laço Rosa, para ajudar a acabar com o tabu sobre o corpo feminino e ajudar as mulheres a encararem o seu próprio corpo – especialmente seus seios – com mais naturalidade. Para a fundação, abordar o esse tema com mais frequência pode ajudar a torná-lo mais natural, facilitando o auto exame da mama,  que ajuda tanto na prevenção quanto no diagnóstico precoce do câncer de mama.

Entitulada #SeTocaEfala, a campanha convida as mulheres a compartilharem fotos tocando e examinando os seios, que serão utilizadas também para a montagem de uma de um mural virtual.  Como incentivo, peças com imagens provocativas de diferentes perfis de mulheres foram veiculados nas redes sociais.  “O mais importante é que os peitos deixem de ser um assunto exclusivo dos consultórios médicos ou que estampem as mídias apenas em poses sensuais. Queremos empoderar ainda mais as mulheres e estimular a conversa”, defende Theo Rocha, diretor de criação da F/Nazca.

A empresária Marcelle Madeiros, repsonsável pela Fundação Laço Rosa, destaca que ao colocar diariamente os seios como uma pauta séria e sem censura pode significar um importante passo tanto para combater o ciancer como para mobilizar novas políticas públicas. Para arrecadar verba para ajudar a ONG a manter e ampliar seu trabalho no que tange o combate ao câncer de mama, foi feita uma parceria com o site Enjoei. A partir desta parceria, estão sendo produzidas e comercializadas diversos produtos de comunicação da campanha, como camisas, bottos e ecobags que fazem referência ao corpo feminino e ao auto exame.

Vergonha é não fazer o autoexame

Seguindo uma linha similar à campanha #SeTocaEfala, o Grupo NotreDame Intermédica realizou a ação “De Peito Aberto Contra o Câncer de Mama”,  nas ruas de Santos no início do mês. Criada pela agência Multisolution, a ação também chama a atenção para a importância do autoexame e da mamografia através de promotoras  que distribuem folhetos da campanha vestidas com camisetas com a silhueta de um corpo feminino  com os seios à mostra e a mensagem: “Vergonha é não fazer o autoexame da mama”.

O Diretor Médico do Grupo, Walter Moschella Jr, explicou a ação ao site Adnews: “Queremos que as mulheres estejam atentas às questões ligadas ao câncer de mama. A prevenção é muito importante para que elas possam se proteger dessa doença que ainda tem taxas de mortalidade altas no Brasil“. A campanha também incentiva que a população se junte à campanha por meio de  fotos nas redes sociais com a hashtag #depeitoaberto.