Sem camisinha, o tédio

22/10/2014

hiv2

O grupo francês AIDES, reconhecido por criar campanhas criativas (algumas foram premiadas em Cannes) e de impacto para a conscientização da AIDS, acaba de lançar uma série de anúncios bem humorados. Como nas últimas campanhas, o uso de preservativos é o foco  mas, diferente das polêmicas, a desse ano mantém o tom mais leve e descontraído usado na do ano passado (confira o post aqui). Com o slogan “Sem camisinha, sem sexo”, os quatro vídeos criados pela agência TBWA Paris mostram pessoas nuas realizando atividades como descascar ervilha e fazer tricô, indicando de uma forma sutil que, pela falta de camisinha, o sexo teve de ser adiado e trocado por uma noite entediante.

O grupo AIDES se mobiliza contra a AIDS há 30 anos e conta com a TBWAParis para criar suas campanhas desde 2003. Em 2006 conseguiu fazer com que o governo francês distribuísse mais de 10 milhões de preservativos nas  escolas, boates, cinemas e hospitais para tentar combater a propagação do vírus HIV na França. Além disso, conseguiu com que os preservativos fossem colocados a venda por apenas 20 centavos de euro em 20 mil pontos de venda. Confira as outras campanhas da AIDES que o blog já publicou aqui.

De acordo com o relatório da ONU de julho deste ano, as mortes relacionadas ao vírus HIV reduziram em mais de um terço na última década. No ano passado mais de 1,5 milhão de pessoas morreram vítimas da Aids no mundo,o que representa uma queda de 11,8% comparado a 2012. No Brasil, o número de casos de infecção aumentou 11% entre 2005 e 2013.