29/10/2014

Estupro

Lei escocesa redefine o abuso sexual.

Nós podemos parar isso!

29/10/2014

drunk

asleep

guy

A ideia de que sexo sem consentimento é considerado estupro parece óbvia mas, além de muitas pessoas não entenderem em quais situações o sexo é considerado uma violação, as leis  variam de país para país. Na Escócia, por exemplo, a Lei de Crimes Sexuais sofreu sofreu algumas mudanças recentemente e agora define o estupro como um “ato sexual por parte do homem quando a outra pessoa não consente ou quando ela está inconsciente seja por embriaguez ou sono.”

Para alertar os jovens a respeito dessas mudanças na lei e promover um senso de responsabilidade para evitarem cometer crimes sexuais, a Polícia escocesa lançou a campanha “We Can Stop It”. Através de um vídeo (acima) e peças impressas, a campanha retrata homens jovens na faixa de 18 a 27 anos que sabem os cenários onde o sexo é considerado uma violação. “Eu sou o tipo de cara que não tem relações sexuais quando ela está bêbada. E você?” e “Eu sei que quando ela está dormindo, significa um não. E você?” são dois exemplos de frases estampadas nas peças divulgadas.

Dois fatos interessantes marcam a campanha We Can Stop It.  A primeira é que uma das imagens veiculadas alerta sobre o estupro masculino – considerado uma violação na nova Lei de crime sexual da Escócia – contrariando a ideia que somente mulheres são vítimas nesses casos. A segunda é que a campanha  lembra as pessoas que grande parte das vítimas são violentadas por pessoas que elas conhecem, correspondendo a 86% do casos.

Segundo Graham Sinclair, Chefe Adjunto da Policia Escocesa, reduzir os incidentes de estupro e agressão sexual é uma prioridade para a polícia do país e que a educação desempenha um papel essencial nisso. Por isso, é extremamente importante que as mudanças nas legislação sejam promovidas e entendidas.

As imagens e o vídeo de 30 segundos estão sendo publicados em sites, pubs e clubes frequentados por jovens. Na home page da campanha, é possível entender melhor a definição de estupro segundo a lei escocesa e ter acesso a dados sobre crimes sexuais no país e algumas orientações às vítimas. Confira aqui as outras campanhas sobre sexo sem consentimento que o blog já publicou.